Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de junho de 2015

AMAZONAS LIVRES DE DARKOVER - Uma antologia de MARION ZIMMER BRADLEY e os amigos de Darkover

De todas as obras de Marion Zimmer Bradley, as que mais amo são as histórias de Darkover (ainda que o sucesso da autora tenha sido pela saga dAs Brumas de Avalon). E dos inúmeros personagens de Darkover, nenhum me trouxe mais fascínio do que as AMAZONAS LIVRES.

Mais de vinte anos já passaram desde que o primeiro livro sobre DARKOVER caiu sob meus olhos. As AMAZONAS LIVRES foram tão impressionantes, que lembro de ter copiado o juramento em uma agenda, e de carregar A CASA DE THENDARA comigo, como se fosse um amuleto da minha coragem, um símbolo de liberdade. Também criei um cognome, ao estilo das amazonas. Li tudo que foi traduzido para o português e que chegou até minha cidade, depois comecei a "caçar" na internet se há livros que ainda não li. Mesmo vinte anos depois, aqueles já são livros velhos e muito manuseados, mas que não empresto e já reli inúmeras vezes.

Nem acreditei quando, em uma destas buscas, encontrei um título que ainda não tinha lido, contos sobre as AMAZONAS LIVRES.

Ainda mais curioso, é que os contos "não são" da Marion Zimmer Bradley.

Na introdução, ficamos sabendo que a autora, recebendo comumente muitas cartas de fãs, descobriu que havia pelo menos uma duzia de mulheres que haviam legalmente mudado seus nomes para o estilo das Amazonas Livres, e que foram fundadas Casas da Guilda, onde mulheres tentavam viver em alguma versão das Amazonas, ou do Juramento das Renunciantes.

Então, Marion convidou mulheres que se identificavam com as Amazonas e eram escritoras, e cada qual produziu seu conto, que parte do imaginário conhecido das obras de DARKOVER, dando vida a uma das inúmeras possibilidades de histórias e personagens que também poderiam povoar qualquer das Guildas.

O resultado é delicioso.
Um livro que não consegui parar de ler, senão ao chegar no final.
Vida longa às Amazonas Livres!






VEJA TAMBÉM
DARKOVER
FILHA DA FLORESTA trilogia de Juliete Marillier
O SOL VERMELHO de Marion Zimmer Bradley
A CASA DA FLORESTA de Marion Zimmer Bradley
AS CRÔNICAS DE BRIDEI de Juliete Marillier

Um comentário: