Total de visualizações de página

domingo, 12 de janeiro de 2014

PLANETA DUPLO, de Jack Vance

Fim de ano foi tempo de rastrear em sebos, volumes antigos de ficção científica, sempre impressionada com o número pequeno de títulos disponíveis (será que, agora, essa vertente é considerada simplesmente "fantasia"? É uma hipótese, porque não concebo que os escritores simplesmente tenham abandonado a tendência, justo agora que começamos a explorar novos planetas!)

PLANETA DUPLO, de Jack Vance, é mais um livro de ficção científica das décadas 70/90. (leio em português, traução de Mário Molina, na edição de 1979, coleção Mundos da Ficção Científica da Livraria Francisco Alves Editora).

Ainda que ambientado em planetas alienígenas, a história lembra bastante as epopéias celtas: povos diferentes que disputam um terrritório relativamente pequeno, sociedades que estão a meio caminho entre um feudo medieval e pequenas cidades, títulos honoríficos e o orgulho de classe.

A história é interessante, mas o estilo de escrita é confuso.
O texto tem várias notas de rodapé e um glossário ao final, para inserir detalhes sobre o mundo imaginário alienígena. Mesmo assim, na leitura, ficou mais fácil imaginar as planícies irlandesas do quê um planeta alienígena. Então... lá no escritório, temos o ditado que diz que o difícil é fazer, porque criticar o que está feito é sempre mais fácil. Neste limite, penso que as descrições do planeta e de suas excentricidades melhor estariam inclusas no próprio texto. E no mesmo raciocínio, como ainda estou lendo contos do mesmo período, pensei se o autor não se sentiu limitado para escrever uma história longa, quando o fazia dentro de uma tendência literária onde o usual são os contos relativamente curtos. Porque num texto sintético, a mistura com um pouco de épico, um tanto de fantasia e uma pitada de romance, deixou o texto q-u-a-s-e parecendo mais um roteiro do que um romance de ficção científica.

Mas, críticas à parte, a verdade é que li a história inteira, sem cansaço, e gostei o bastante para trazer até o blog em resenha. Um texto gostoso, um personagem principal orgulhoso, mas inteligente, daqueles que enfrenta os problemas que ele mesmo cria, fazendo seu próprio destino. É assim que encontra, quase que por acaso, o vilão da história. O resultado é uma trama curiosa, onde os personagens agem de acordo com interesses próprios, mas acabam representando o "bem versus o mal" pelo impacto que tais decisões possuem em detrimento "da população", ou seja, aquele todo indistinto de pessoas/personagens que apenas existem, quase pano de fundo, na história.




Nenhum comentário:

Postar um comentário