Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

AVATAR, Os relatórios Confidenciais do Mundo de Pandora, de M. Wilhelm e D. Mathison

Assisti o filme AVATAR, de James Cameron, e fiquei apaixonada. Não sei se foi a história propriamente dita, a tecnologia dos efeitos especiais, ou o renascimento do desejo antigo de ser colonizadora em outro planeta. Perdi a conta de quantas vezes vi o filme...

E então, uma tarde qualquer, fuçando um sebo na prateleira da ficção científica, encontro AVATAR, OS RELATÓRIOS CONFIDENCIAIS DO MUNDO DE PANDORA [observando que na capa interna, o título da obra consta como Guia de Sobrevivência do Ativista AVATAR, Um Informe Confidencial da História Biológica e Social de PANDORA), autores Maria Wilhelm e Dirk Mathison (leio em português, tradução de Marcelo Barbão, para a edição de 2010 da Editora Leya)

Fartamente ilustrado, o livro é um achado para quem gostou do filme.

Foi escrito como um Guia de Sobrevivência, o narrador é um personagem com o objetivo explícito de "destruir a RDA", e de quebra, salvar Pandora e nosso próprio mundo. Depois da introdução, onde são expostos os objetivos deste personagem/pesquisador e ativista, o livro aborda a Astronomia e Geologia de Pandora, a Fisiologia e Cultura Na'vi, a Fauna, Flora e tecnologia humana em Pandora. Seguem guia das armas e documentos da malfadada RDA, glossário e até um dicionário Na'vi-Português!

Mas prepare-se: depois de olhar o livro, vai querer ver o filme outra vez.
Impressionante a quantidade de detalhes da cenografia de AVATAR, que se tornam mais nítidos e interessantes depois da leitura desse "guia". Precisei assistir o filme outra vez, se não pelo simples prazer, mas para olhar de novo as montanhas "suspensas no ar", agora que tenho a explicação "científica" para o fenômeno inexistente na nossa terra.

O que achei de mais sensacional, foi que o livro inverteu o que era, para mim, uma velha questão: ler o livro, ou assistir o filme? Geralmente leio o livro primeiro... e nem sempre gosto do filme. Ou assisto primeiro o filme... e fico com preguiça de ler o livro.

Mas o "guia" é diferente. Desta vez, não há uma competição entre livro vs filme, para decidir qual conta melhor a mesma história.

Neste caso,livro e filme se complementam enquanto falam de coisas diferentes. Quase são duas histórias (embora o livro, conquanto "guia", não seja propriamente uma "história"). É mais como espiar as coxias, o que mais foi criado pela imaginação dos autores, mas não "coube" no roteiro do filme. Ou seja, é como entrar em Pandora com os próprios pés. E, sobretudo, um testemunho da riqueza do trabalho criativo, multidisciplinar, do roteiro e da imagem combinados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário