Total de visualizações de página

domingo, 10 de novembro de 2013

O CAIR DA NOITE, de Isaac Asimov e Robert Silverberg

Precisava sair um pouco da realidade, que este ano estou afogada em rotina. (Xen-ti, esse ano de 2013 irá embora sem deixar saudade...)

Então, fui ao sebo atrás da seção de ficção científica. Levei um susto: a menor das seções, o menor número de livros, e só tinha dois exemplares do Isaak Asimov. Fiquei na dúvida: nesta última década, os cientistas confirmaram a existência de planetas, e descobriram centenas, talvez milhares deles. As ciências ligadas à astronomia (e, claro, os ufólogos e os místicos) questionam e buscam por um planeta capaz de sustentar a vida humana. As descobertas geraram uma corrida às lojas atrás dos velhos livros de ficção científica, ou nós, leitores, ainda não vinculamos a imaginação e a realidade?

Toc, toc, ninguém por aí imaginando como será viver em outro planeta?


Pois bem... EU ESTOU.
Mesmo sem fazer inscrição para viver em Marte (faltou dinheiro e faltou coragem, rs), reacendeu a vontade de ler ficção. Trouxe para casa O CAIR DA NOITE, escrito por Asimov e Robert Silverberg (leio em português, tradução de Ronaldo Sérgio de Biasi, 2ª edição da Editora Record, 1990).

A história era tudo o que eu queria ler neste momento.
Ainda que exista um prefácio, onde os autores deixam claro que não pretendiam uma correlação entre o mundo alienígena e o mundo real... bem, os personagens e a história são tão convincentes e humanos, que é impossível não correlacionar.

Exceto, claro, porque esse povo vive num planeta com seis sóis de diferentes tamanhos, cuja trajetória intercalada fornece luz ininterruptamente. Neste lugar, a escuridão é o fato anormal, artificial, só encontrado nas cavernas isoladas onde ninguém nunca entra. A escuridão traz o pavor extremo, e pode desencadear a loucura, temporária ou permanente, para algumas pessoas.

Porém, uma catástrofe se avizinha. Profecias antigas avisam que a cada 2049 anos, a escuridão se abate no planeta, no céu se aproxima pontilhado de pequenas luzes brancas, e o fogo ataca as cidades. A profecia é anunciada por um grupo religioso radical, como o apocalipse do mundo conhecido, o castigo dos deuses para os pecados dos homens.

Ciência e religião se confrontam, quando a noite, surpreendentemente, surge nos céus, total e cataclísmica.






PS: sobre os projetos contemporâneos de colonização do planeta MARTE, vide, entre outros: colonização em marte Wikipédia, e brasileiros em marte., ambos acessados em 14/nov. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário