Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

FILHA DA FLORESTA, trilogia de Juliet Marillier

A escritora Julliet Marilier tem sido aclamada como a sucessora de MARION ZIMMER BRADLEY. Nascida em Dunedin, Nova Zelândia, foi influenciada pela forte tradição escocesa do local.

Encontrei FILHA DA FLORESTA como um lançamento na minha livraria favorita. Com um adendo feliz, considerando os demais lançamentos que comprei esse ano: é mais uma "trilogia", mas desta vez TINHA o segundo volume, FILHO DAS SOMBRAS.

Só descobri sua fama como sucessora da (minha amada autora, lugar especial dentre as preferidas) Marion Zimmer Bradley, ao ler mais atentamente as orelhas do segundo volume da trilogia, ontem à noite. Porque o primeiro volume, quase "devorei" em uma madrugada única, só não terminei porque era dia de semana e, de alguma forma, precisava de algumas horas de sono para conseguir trabalhar no dia seguinte!

Para quem gosta de contos de fadas na forma de romances... para quem é leitor ávido de Marion Zimmer Bradley... para quem ama lendas celtas/ irlandesas/ escocesas, com seus seres mágicos das florestas e tradições ancestrais...
A capa já chama a atenção: uma jovem carregando um galho de árvore, saindo de uma floresta de mato alto, semicoberta por uma longa capa e capuz. FILHA DA FLORESTA, como poderia deixar de ler? (Leio em português, tradução de Yma Vick, edição de 2012 da Butterfly Editora). Lindo! Uma minúscula síntese da história, na capa de trás, tinha as referências de que precisava: seres das florestas, encantamentos, aventura.

Mas pouco prestei atenção nas informações da orelha. Detesto quando no lugar da síntese do livro, resolvem transcrever um trecho qualquer do romance. Para quê transcrever pedaços do livro que já está na minha mão ? Alguém tem dúvida que, depois de ver a síntese da história, darei pelo menos uma espiada aleatória e rápida no texto, para conferir se gosto da linguagem que a autora usa? E... TRANSCRIÇÃO NA ORELHA? Façam-me o favor... se consegui ler a orelha, então este livro não está vedado em plástico e, portanto, posso folhear à vontade. Pulei direto para as referências sobre a autora, de sua forma de acesso às tradições escocesas... e para mim, bastou.

FILHA DA FLORESTA (vol 1) e FILHO DAS SOMBRAS (vol 2) são textos para voar na fantasia. Um terço está escrito, os outros dois terços são da própria imaginação. Ela usa dos contos de fadas como todos nós deveríamos ser capazes de fazer: uma história que é um aprendizado que é uma história. É uma contadora excepcional, consegue colocar o leitor dentro do texto, como se estivéssemos lá, junto com os personagens, acompanhando a aventura.
Mas sua personagem, Sorcha - a sétima filha do sétimo filho -, também é uma contadora. Então, há histórias dentro da história, lendas que são contadas pela voz da própria personagem.

No prefácio do romance, a autora explica que a trilogia é mesmo um conto de fadas versado para adultos. Baseia-se no conto OS SEIS CISNES, também conhecido como OS CISNES SELVAGENS, contados primeiro pelos Irmãos Grimm. A linha mestra da história é uma madrasta, bruxa e malvada, que assume o feudo onde moravam seis irmãos e uma irmã, lançando um encantamento que transforma os rapazes em cisnes. Com a proteção dos seres das florestas, a única irmã remanescente terá uma longa e difícil tarefa a cumprir, para quebrar o encantamento. Uma tarefa que levará três longos anos para ser cumprida, às escondidas, e que a levará na direção da casa de seus inimigos e aos braços de um grande e sincero amor.

Mas acrescento, quanto para mim foi importante, essa leitura, neste momento.
(Quem sabe, também estou protegida pelos Seres da Floresta?)

Para a maioria dos leitores, talvez o romance chame a atenção pelas aventuras da heroína, ou pelo grande amor que se desenrola aos poucos, em meio à adversidade. Ou, quem sabe, pelo ritmo envolvente da narrativa, que realmente prende a atenção.

Mas para mim, não foi assim.

Reclamei tanto, nas últimas semanas, tão cansada e me sentindo afogada em rotina. Está sendo um ano exaustivo, daqueles em que as mesmas coisas precisam ser feitas continuamente, e visto de forma isolada, nenhuma delas parece particularmente importante ou significativa.

Sempre achei a rotina importante, mas não quando sinto que estou afogando dentro dela. Já havia perdido, depois de meses e meses vivendo da mesma forma, a capacidade de me distanciar dos dias sequentes e observar o resultado da somatória das minhas ações. Sentia que estava no limite do cansaço, quando encontrei esse livro.

Ocorre que, em A FILHA DA FLORESTA, mais da metade do livro são as desventuras da personagem, nos três loooooongoooossssss anos que passa tentando cumprir sua tarefa e libertar os irmãos do mau encanto.

Assim como eu, também a personagem imaginou que conseguiria terminar seu fado em pouco tempo, mas a tarefa era mais longa e difícil do que parecia a princípio. Também como eu, o silêncio e a rotina cansativa eram a tônica da tarefa a cumprir. Da mesma forma como acontecia comigo, o longo tempo distorcia a visão do objetivo final, e nenhuma surpresa feliz amenizava a dificuldade que se impunha. Como acontecia comigo, todas as situações inesperadas que surgiam, eram novos problemas e mais dificuldades a resolver. E também para ela não havia nenhuma palavra de motivação além daquelas que pudesse encontrar sozinha, dentro dela mesma.

Então, lá estava eu, dentro do conto de fadas, no meio do percurso sem saber se teria forças para continuar. Uma história que caía como um bálsamo de compreensão para a minha fraqueza. Restaurei minhas forças, ou, ao menos, parte dela. Partilhei de seu silêncio, do esforço para repetir em tédio o esforço necessário, em busca de um resultado que parece desaparecer em um futuro incerto enquanto o tempo parece escoar entre os dedos.

Foi por isso que mal comecei a ler o seguindo volume da trilogia, mas senti vontade de escrever sobre o primeiro, e assim agradecer a palavra sábia que me chega na forma de um conto.

(Quando terminar de ler o segundo volume, FILHO DAS SOMBRAS, volto aqui para comentar!)







Fim de feriado e fim do livro.

A trilogia é uma saga de família.
FILHA DA FLORESTA conta a história de Sorcha, a caçula de sete irmãos.
No segundo volume, segue a história de Liadan, filha de Sorcha.


Não sei se FILHO DAS SOMBRAS segue algum conto determinado, como acontece no primeiro volume. Este tem mais características da Jornada de Herói, cenas épicas e muita ação, daquelas em que os bandidos são "mocinhos", há poderosos que são vilões, e no meio ficam todos os outros que querem vive em paz. E a parte romântica também é muito bonita, lembra um pouco as controvérsias de Romeu & Julieta (Shakespeare), o amor proibido, forte e pleno de desejo, que nesta história é capaz de vencer todas as dificuldades.

Algumas cenas são realmente emocionantes. Sua fantasia sobre endurecer o coração para sobreviver, e o resgate da emoção e da esperança me rendeu tantas lágrimas, que precisei parar porque não conseguia mais ler. O livro enfoca a ideia de pensamento positivo mesclada com magia, invocações capazes de encher a mente com lembranças boas e positivas como um dom e encantamento dos mais fortes. Muito bom!


Enquanto pesquiso mais obras da autora traduzidas para o português, fica aqui o endereço eletrônico de sua página oficial - Juliet Marillier, e de uma fan page no facebook: fan page no facebook de Joliet.


Mas, embora seja uma história completa, é mesmo um livro de transição. A história de fundo caminha para o retorno da bruxa má do primeiro volume, através da força de um filho mago, em uma trama onde guardar segredos só fez mal. Fiquei morrendo de curiosidade para ler o terceiro volume, FILHA DA PROFECIA.

(...)


Encontrar FILHA DA PROFECIA não foi fácil.
Procurei nas livrarias, da minha preferida à mais completa da cidade, passando pelos sebos... nada... a informação recebida é de que a edição está esgotada, na editora.

Já estava quase desistindo, triste, porque a saga é muito bonita, quando, TCHAN TCHAN TCHANM!, descubro o site LÊ LIVROS, onde e-books são distribuídos, e gratuitamente!

Melhor ainda: lá estava a TRILOGIA COMPLETA!

Estou quase terminando a leitura do terceiro volume, tão bom e tão envolvente quanto achei que seria.
A saga continua, terceira geração. Todos os personagens dos livros anteriores, de volta à trama, uma geração mais velhos. Novas responsabilidades, novos desafios, muita magia. Lindo.

A leitura ainda veio, para mim, com um adicional bem vindo: é a primeira vez que consigo ler e-book (acho esta mídia insípida, não substitui o prazer de ler um livro "físico". Mas é uma opção viável, seja pelo preço, ou neste caso, porque não encontro a edição impressa).

Por isso, voltei aqui, para deixar o endereço eletrônico do site, divulgando a quem interessar.
Boa leitura!
(Clique sobre o título do volume, abaixo):

A FILHA DA FLORESTA
O FILHO DAS SOMBRAS
A FILHA DA PROFECIA




Nenhum comentário:

Postar um comentário