Total de visualizações de página

sábado, 10 de agosto de 2013

A DESCOBERTA DAS BRUXAS e SOMBRA DA NOITE de Deborah Harkness

Ah, como eu AMO! histórias que continuam!
Tem alguma coisa melhor que reencontrar personagens interessantes, em uma nova história?

Adoro livros em série: Anne Rice (as bruxas, os vampiros), Marion Zimmer Bradley (Darkover).
Agora, estou acompanhando Deborah Harkness (leio na tradução de Márcia Frazão, ambos em edição da Rocco, sendo A DESCOBERTA DAS BRUXAS edição de 2011,  e SOMBRA DA NOITE edição de 2012).

Se pensa em começar a ler estes romances, não se impressione com o que parece a proposta inicial, um amor entre uma bruxa e um vampiro. Nem Diana é uma bruxa "normal", tampouco Matthew é um vampiro habitual. E sem dúvida, é um livro mais indicado para as mulheres que se identificam como "bruxas".

Os livros tem uma boa base em pesquisa sobre os alquimistas medievais. O ponto de empatia entre a personagem Diana e suas leitoras (no caso, "eu"), está em focar uma mulher moderna, constrangida em falar de poderes antigos e mágicos, que não consegue fazer os mais elementares feitiços e por isso sente-se insegura, acaba trilhando o seguro caminho do conhecimento acadêmico proposto pela ciência moderna... e de repente, o chamado à aventura é tão forte que não pode ser ignorado.

O primeiro livro, A DESCOBERTA DAS BRUXAS, passa-se na era contemporânea. e Diana, uma bruxa de uma família de bruxas, mas que renega seu passado, é uma pesquisadora que se depara, por acaso, com um livro mágico. Isso a leva, sem que entenda o porquê, a ser perseguida por outras bruxas, e aos braços do vampiro que, por algum tempo, não se sabe se será um protetor ou um perseguidor.

Sinceramente, achei o primeiro livro mais cansativo que o segundo. As concepções, a pesquisa e a ideia da escritora não ficam suficientemente claras no primeiro livro e, por isso, há momentos em que parece uma fantasia desvairada ao estilo Harry Potter para adultos. Vou confessar: li o livro porque a narrativa era interessante, mas foi um daqueles textos que li rápido porque queria saber o final.

Conclusão?
Tive que reler A DESCOBERTA DAS BRUXAS, quando comprei  A SOMBRA DA NOITE porque, neste sim!, havia toda a pesquisa da Idade Média, suas superstições, personagens históricos da pesquisa científica "alquímica" e um conceito de bruxaria que fazia sentido, ainda que ficcional.

A SOMBRA DA NOITE é uma viagem no tempo. Diana e seu amor vampírico voltam aos tempos medievais, fugindo da ameaça de morte que paira sobre ela e sua família nos tempos contemporâneos. É um mergulho em uma Idade Média onde humanos e criaturas convivem, sem que aqueles de fato reconheçam a existência destes. Demônios, Bruxas e Vampiros formam os três grupos de criaturas que se relacionam, e procuram formas de sobrevivência com humanos em um mundo sempre conturbado pelos interesses pessoais e pela política reinante.

E agora... falta o terceiro volume, não é?
Aguardando edição!












2 comentários:

  1. bem, encontrei um aqui: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-Descoberta-das-Bruxas

    vc sabe onde posso encontrar o outro? quero ler tudooo desta autora!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei, sim. Na Lê Livros. Acesse por este endereço:
      http://lelivros.us/book/download-sombra-da-noite-deborah-harkness-em-epub-mobi-e-pdf/

      Excluir