Total de visualizações de página

domingo, 3 de março de 2013

OS FILHOS SECRETOS DE DEUS, De Annette Bruhns e Peter Wensierski

Enquanto aguardamos a eleição do novo Papa, e os jornais passam matérias diárias dos nomes mais cotados, vale a pena constar de mais um livro sobre a questão polêmica da Igreja Católica: OS FILHOS SECRETOS DE DEUS, De Annette Bruhns e Peter Wensierski, que li com tradução de Elena Gaidano (editora Nova Era, 2004).

Este é um livro bem diferente de EUNUCOS PELO REINO DE DEUS, que já comentei.
Mas são dois livros que se completam.

"EUNUCOS" trata com profundidade, sobre como o celibato se formou como conceito de santidade (?) dentro da filosofia pagâ, absorvida pela Igreja, e da deturpação de seus conceitos no decorrer da Idade Média. OS FILHOS, por sua vez, traz uma visão contemporânea (e um tanto tendenciosa), sobre ós filhos de padres e dos preconceitos que enfrentam, da luta de suas mães pelo reconhecimento judicial da paternidade e pelo direito de receber pensões alimentícias, e das famílias que vivem camufladas em funções sociais para permanecerem unidas sob a tolerância da comunidade a que pertencem.

O livro tem sua narrativa sustentada por depoimentos, entrevistas e algumas (corajosas) fotografias.

E eu o li, construindo uma opinião sobre perguntas que se alternavam: porque um homem decide ser "padre"? E porque, mesmo, os padres não podem casar? Com todos os escândalos de pedofilia e homossexualismo que invadem a mídia, será possível que a batina seja, ao menos na atualidade, um esconderijo seguro para homens que não desejam mulher? E será que os católicos do mundo estarão prontos para considerar como santificado, um homem com família, depois de tantos séculos?

O livro não responde nenhuma pergunta. Ao contrário.
É um destes livros que tem, por mérito, levantar questões sem respostas.
Mas, como dizia no canal da televisão educativa... Não são as respostas que movem o mundo. O que move o mundo, são as perguntas.

E que venha o próximo Papa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário