Total de visualizações de página

domingo, 3 de março de 2013

A BÍBLIA ENVENENADA, de Bárbara Kingsolver

Para aqueles que, como eu, gostam de histórias ambientadas da África, melhor ainda se houver choque de culturas, com americanos ou europeus que tentaram construir uma vida aventurando no continente negro, esse livro é simplesmente ex-cep-ci-o-nal!

A ficção narra a história de um pastor norte-americano, meio fanático, que decide imigrar para o Congo com toda a sua família - esposa mais quatro filhas, só mulheres -, sonhando com uma missão missionária, decidido a fundar uma pequena igreja e converter a tantos quanto puder. O pastor segue com sua família. A história de fundo, porém, é a luta do povo congolês para manter sua liberdade, sua cultura e tradição.

A narrativa é na primeira pessoa, contada pela filha caçula, uma criança com algum poder de vidência, extrema sensibilidade e uma característica especial. Ela quem narra as expectativas ambicionas com que a família partiu, a mudança extrema de culturas e das tentativas de adaptação, a rejeição às idéias de seu pai e a lenta desagregação da família até um trágico, mas ao mesmo tempo esperançoso, final.

Difícil encontrar um épico narrado pela voz feminina, mas é o caso deste livro.
Uma daquelas narrativas eletrizantes, envolventes, que não consegui parar até terminar de ler.
Até hoje, um dos meus livros preferidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário