Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Quadrinhos eróticos de MANARA

Prá terminar a série "histórias em quadrinhos", não poderia deixar de nominar MANARA.

Descobri por acaso... Estava passeando pelo sebo, pleno domingo de manhã, tentando achar algo interessante para ler. Rodei prateleiras até cansar, mas nenhum livro "bateu" nos olhos, com aquela ansiedade "não posso viver mais um dia se não ler isso hoje!".

Foi quando vi o volume EL GAUCHO, com um desenho lindo de Manara na capa (texto de Pratt). Dei uma folheada, e fiquei encantada com os desenhos. Lindos! Não bastasse isso, era uma reconstituição de época! Comprei.

Os desenhos de Milo Manara são considerados (e vendidos como) eróticos.
Fiquei pensando como "erótico" é um conceito algo pessoal.

Erótico, prá mim, será sempre poster da Playboy em oficina mecânica de bairro, sabia? Havia um contraste entre as oficinas mecânicas "de antigamente", com toda aquela bagunça reinante, graxa, peças, um ambiente essencialmente masculino, e aqueles posters de revistas masculinas, lindas mulheres coladas na parede. Acho que levei pro resto da minha vida, essa sensação de impropriedade, como o conceito do erotismo.

Explico isso, porque sempre me soa engraçado, quando definem "erótico" um livro com desenhos primorosos, que será convenientemente lido e guardado com carinho, nas prateleiras da minha estante. Lembra as aulas de modelo vivo da faculdade de artes, os nus de grandes telas, que são para mim algo sensual, bonito, de bom gosto... mas carecem daquele elemento a mais, o fator de contraste, que associei ao erotismo de forma tão definitiva.

Seja como for, tenho pouco acesso a trabalhos do Manara, aqui da minha longínqua cidade. Então, comprei também os três volumes da história dos BÓRGIA, com texto de Jodorowski (este, conheci o trabalho através de um namorado/amigo há alguns anos, e gostei). Outro trabalho lindo, controvertido, um tanto mais pesado para a violência do quê para a sensualidade. Também descobri que Manara tem um tarot, mas esse só consegui ver, o quê existe disponível pela Internet. Que pena.

Manara...
Quando crescer, quero desenhar assim!






Complementando:
Prá quem é fã de MANARA, assim como eu, lembro que o desenhista tem uma página no facebook.
Esta semana (agosto de 2013), publicou um desenho da CAVALGADA DAS VALQUÍRIAS (possivelmente baseado na ópera de Wagner, não é?) que reproduzo aqui, junto com o link do autor.


MANARA - Cavalgada das Valquírias

Para ver mais obras de MANARA, siga por:
https://www.facebook.com/pages/Milo-Manara/199552600089066


Nenhum comentário:

Postar um comentário