Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ESTAMOS EM OBRAS!

Vai começar o ano de 2012...
Eu não acreditei no “bug do milênio”. Achava improvável um “apocalipse”. Prá mim, a virada do século aconteceu sem grandes sustos, com pouca expectativa. Mas não consegui tanta frieza, com relação às profecias maias. Talvez porque acredite mais na força de criação – e destruição – da mãe natureza, do que na (irresponsável) capacidade de destruição da raça humana. Ou, quem sabe, porque a década foi marcada por mudanças climáticas, tantas e tão seguidas que se tornou impossível não prestar atenção.
Então, resolvi recomeçar esse blog. E porque não?
Sou uma artista de narrativas, e o “eterno tempo presente” da internet me confunde. Em meu processo criativo, tudo sempre se origina em algum lugar do passado, e caminha para algum lugar do futuro. Não podia deixar de ser: tenho dificuldade em falar neste dinâmico, instável e eterno “presente” da linguagem virtual.
Neste contexto, o blog foi um exercício interessante.
No blog, há uma inversão da ordem natural da leitura. Quem acessa, ou o faz de trás prá frente (lê a postagem mais recente, invertendo a ordem cronológica com que foi escrito), ou aos pedaços, conforme acessa um capítulo específico que lhe interesse. Não é possível fazer um raciocínio continuado: o que escrevi ontem, não tem sentido continuar hoje. O que escrevo hoje deve ser diferente do que escreverei amanhã. Os acessos, até para mim, são fragmentados. O que escrevi no mês anterior, automaticamente deixa de aparecer na tela, precisa ser aberto em ícone específico. Mesmo não sendo a minha vontade, o resultado final foi que até minhas opiniões precisavam ser fragmentadas para ter algum sentido neste espaço virtual. Para quem estava acostumada a longos textos e leituras impressas, era como escrever com gagueira ou soluço.
Mas, durante o ano, olhei as estatísticas. Acredita que tive acessos de outros países, lugares onde não conheço ninguém? Claro que podem ter entrado por engano... Uma busca por verbete, que parou em um blog desconhecido? Possível... Comecei esse blog como parte da experiência de um TCC (trabalho de conclusão de curso) em arte, que foi muito diferente do que eu imaginava que seria; assustadoramente crítico e humilhante, focado na pesquisa teórica e afastado dos processos criativos e da reflexão pessoal. A pesquisa que queria fazer foi excluída. Recusei-me a produzir a sugestão dada em substituição. Optei repetir a matéria, e partir de então continuei sozinha minha pesquisa e produção.
Refazer o blog, portanto, era a conclusão lógica.
Aquilo de que gostei, colocarei de volta. Aquilo que fiz somente para manter o blog ativo, será excluído. Este ano, estarei trabalhando com narrativas em literatura, cenografia (e canto) em ópera, continuo as pesquisa sobre o movimento paranista, e claro, pintura e escultura. Portanto, Lana continua a falar com sua própria voz, agora dividindo espaço com Blanziflor, a personagem de cartoon.
ENTÃO, VAMOS LÁ!
ESTAMOS EM OBRAS!




Nenhum comentário:

Postar um comentário